sábado, 4 de outubro de 2008



A partir de algum momento da história, nações em guerra deixaram de usar espadas e flechas uns contra os outros para dar lugar a dispositivos muito mais eficientes para seus objetivos.
Combinando calor, força e velocidade, as armas de fogo dominaram os campos de batalha rapidamente, cada vez mais desenvolvidas e mortíferas, o poder dos exércitos deixou de ser visto como o numero de soldados ou sua habilidade com lâminas, mas sim pelas tecnologias empregadas em seu armamento; tecnologias que influenciaram diretamente na formação do mundo moderno.
As armas de fogo são aquelas que disparam projeteis através da explosão, normalmente gerada pela queima da pólvora. A explosão impulsiona o projétil com alta velocidade e força, além de geram calor e som.
Inicialmente a pólvora era colocada na extremidade do cano e queimada por um pavio. Mais tarde, com o surgimento das armas de percussão, a pólvora era explodida pelo impacto com a “pederneira”. Os projeteis tambem se desenvolveriam, tendo sua prorpia polvora dentro de uma capsula, evitando o recarregamento do explosivo.
As armas podem ser classificadas por calibre, o diâmetro de seus projeteis. Pode ser medido tanto em mm quanto em polegada. No caso das espingardas o calibre é a quantidade de projeteis feitos a partir de uma libra de chumbo.

Nenhum comentário: